Espaços Caribenhos: Fugas das Zonas de Crepúsculo / Caribbean Spaces: Escapes From Twilight Zone
Resumo
Neste texto, pretendemos identificar uma série de passagens e locais entre as Américas que facilitam o movimento à medida que identificam um conjunto de traumas específicos. Interessa-nos menos as teses dos “arquipélagos da pobreza ou da dor” ou os enfoques sobre o crime e a segurança e o tráfico de drogas, o lado desagradável do uso do espaço caribenho; em vez disso, tentamos ir além do amplo uso da Middle Passage, entre a África e o Novo Mundo, para falar sobre a forma como os espaços culturais são entendidos. Para tanto, o texto se move entre explorações da cultura caribenha em uma variedade de locais (espaços) para um espaço geográfico caribenho imaginado mais amplo, expandindo seus significados, e tenta também um movimento entre o autobiográfico e o conceitual, o experiencial e o teórico, a fim de romper a lógica do discurso acadêmico excludente que, muitas vezes, nega o pessoal.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Os autores/as cedem os direitos autorais dos artigos, resenhas e entrevistas publicados para a Contemporânea - Revista de Sociologia da UFSCar, a qual disponibiliza o conteúdo em suas versões impressa e online dentro de uma política de acesso livre ao conhecimento.
Reproduções dos textos em outras publicações podem ser pedidas formalmente ao Comitê Editorial.
Copyright Statement
The authors surrender their copyrights of the articles, book reviews and interviews published to Contemporânea – Revista de Sociologia da UFSCar, which makes available the content in its printed and online versions under a policy of free access to knowledge.
Reproductions of texts in other publications may be formally requested from the Editorial Committee.