Políticas de Seção

Artigos 

Para a submissão de textos, é exigida dos autores a titulação mínima de mestre.

A submissão de um artigo a Contemporânea implica que não tenha sido publicado total ou parcialmente como parte de livros, ou em revistas e que não tenha sido enviado simultaneamente a outro periódico. 

Manuscritos depositados em um servidor de preprint que suporta comentários públicos ou em anais de eventos são aceitos para avaliação. Nesses casos, os autores devem informar na primeira nota de rodapé a localização e origem do artigo ou os dados completos dos anais do evento no qual o trabalho foi apresentado. 

São publicadas traduções de textos teóricos relevantes a partir da seleção e indicação do Comitê Editorial.

 

Dossiês 

A organização dos Dossiês se inicia com o Comitê Editorial definindo a temática a ser abordada na sessão Dossiê e o convite de um/a pesquisador(a)/professor(a) responsável por coordená-la. Dessa maneira, a partir das normas gerais para a sessão Dossiê – número de cinco artigos no mínimo e seis no máximo, todos originais, avaliados por pares - o coordenador tem liberdade para definir sua composição e redigir a apresentação.

Requisitos das propostas

A proposta deve conter (reunir todas as seções em um arquivo único, em PDF):

  1. Resumo expandido da proposta (max. 1000 palavras), contendo informações sobre: título do dossiê; tema do dossiê; atualidade, relevância e originalidade do tema; contribuições pretendidas para a área das Ciências Sociais, geral e específicas; nomes dos autores dos artigos e suas respectivas vinculações institucionais e países de residência;
  2. Mini Curriculum (5 linhas) do(s) organizador(es) e dos autores dos artigos propostos;
  3. Resumo (50 palavras) de cada artigo do dossiê;
  4. Proposta de divulgação do dossiê. Os organizadores deverão apresentar o plano de divulgação da publicação (mesa redonda em Congressos nacionais; seminário público, palestra, etc.). Indicar o evento e possíveis datas de sua realização (por exemplo, Congresso da Sociedade Brasileira de Sociologia; ANPOCS, ALAS, etc.).

Formato e exigências:

  1. Cada proposta deve conter não mais que 6 artigos.
  2. Os textos podem ser redigidos em portuguêsespanholfrancês ou inglês.
  3. O dossiê deve conter pelo menos um artigo em língua estrangeira acima citada.
  4. Os autores de artigos devem ter no mínimo título de mestre e estar vinculados a instituições variadas e diversas regiões do país.
  5. A proposta deve ter pelo menos dois artigos cujos autores sejam de instituições estrangeiras.
  1. Os textos devem seguir as normas da Contemporânea: revista de Sociologia da UFSCar, explicitadas no site do periódico, na aba “Diretrizes para autores”.
  2. Todos os artigos serão submetidos ao processo de avaliação por pareceristas.

 

Entrevistas

Serão publicadas entrevistas com pesquisadores brasileiros ou estrangeiros com reconhecida importância acadêmica.

 

Resenhas 

Serão aceitas resenhas críticas de livros publicados no Brasil e no exterior, no máximo, há três anos. Cabe ao responsável por esta seção ler as resenhas e pedir eventuais modificações/revisões ao autor/a.

 

Seção especial

Apresenta artigos que dialogam diretamente com o dossiê da edição específica ou que apresentem temas de interesse urgente.