Submissões

O cadastro no sistema e posterior acesso, por meio de login e senha, são obrigatórios para a submissão de trabalhos, bem como para acompanhar o processo editorial em curso. Acesso em uma conta existente ou Registrar uma nova conta.

Condições para submissão

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.
  • A contribuição é original e inédita, e não está sendo avaliada para publicação por outra revista e não tenha sido publicada total ou parcialmente como parte de livros ou em revistas.
  • O arquivo da submissão está em formato Word. O texto está em espaço um e meio; usa uma fonte em letra Times New Roman 12; emprega itálico em vez de sublinhado (exceto em endereços URL); as margens respeitam as seguintes medidas: Esquerda e Superior: 3 cm. Direita e Inferior: 2 cm.; as figuras e tabelas estão inseridas no texto, não no final do documento na forma de anexos. URLs para as referências foram informadas quando possível.
  • O manuscrito depositado em um servidor de preprint que suporta comentários públicos ou em anais de eventos são aceitos para avaliação. Nesses casos, os autores devem informar na primeira nota de rodapé a localização e origem do artigo ou os dados completos dos anais do evento no qual o trabalho foi apresentado.
  • Os dados, métodos analíticos e materiais de pesquisa utilizados no manuscrito são transparentes e disponibilizados publicamente, possibilitando a replicação do estudo. Trata-se, especialmente, de dados quantitativos, gráficos, tabelas, banco de dados autorais ou de terceiros, dentre outros elementos que podem subsidiar a replicabilidade do estudo ou outros estudos. Caso estes dados não estejam públicos, deve-se encaminhar o material em documento suplementar.
  • Os autores observaram todos os princípios de ética em pesquisa descritos nas "Diretrizes para Autores".
  • Em caso de textos com mais de um autor, o papel de cada autor na produção de artigo está devidamente explicitado, de acordo com a taxonmia CRediT (Ver “Diretrizes para Autores”).
  • Para a submissão de texto, é exigido dos autores a titulação mínima de mestre.
  • Sugere-se que o(a) autor(a) utilize em sua referência bibliográfica artigos já publicados pela Contemporânea - Revista de Sociologia da UFSCar, colaborando com a circulação da produção da Revista e com o índice de citação.
  • O conteúdo das obras assinadas é de responsabilidade exclusiva dos autores, assim como a seleção dos descritores (palavras-chave).
  • Os autores concordam, no caso de terem o artigo aceito para publicação, com a publicação dos pareceres e das respostas aos pareceres como material suplementar ao artigo publicado (OPCIONAL).
  • A Revista Contemporânea publica artigos em português, inglês, espanhol e francês.

Diretrizes para Autores

Normas para a submissão de originais:

Identificação de autoria - Deve ser submetido, em arquivo separado, uma folha de rosto informando: nome do/a autor/a, filiação institucional, telefone, email, lattes e orcid. O nome do/a autor/a não deverá constar no corpo do texto, garantindo o anonimato do processo de avaliação e seleção. 

No caso de textos com mais de um autor, o papel de cada autor na produção de artigo deve estar devidamente descrito no arquivo separado citado anteriormente, de acordo com a taxonmia CRediT. Papéis: Conceitualização, Curadoria de dados, Análise formal, Aquisição de financiamento, Investigação, Metodologia, Administração de projetos, Recursos, Software, Supervisão, Validação, Visualização, Redação - rascunho original, Redação - revisão e edição.

Artigos – Em arquivo Word, com no mínimo 15 e no máximo 25 páginas, em letra Times New Roman 12, espaço 1,5, acompanhados de resumo (no máximo sete linhas), palavras-chave (no máximo cinco) e título em português, inglês e espanhol. As margens devem ter as seguintes medidas: Esquerda e Superior: 3 cm. Direita e Inferior: 2 cm. Os títulos de livros e revistas mencionados no corpo do texto devem vir em itálico, assim como as palavras estrangeiras e eventuais ênfases do/a autor/a. Em casos de textos com imagens e/ou figuras devem ser enviadas em formatos jpeg. A responsabilidade pelos direitos autorais de reprodução ficará a cargo do/a autor/a.

Resenhas – Serão aceitas resenhas críticas de livros publicados no Brasil e no exterior, no máximo, há três anos. O limite de páginas é 6, seguindo as demais formatações do “Artigo”. Não é necessário resumo e palavras-chave. Cabe ao responsável por esta seção ler as resenhas e pedir eventuais modificações/revisões ao autor/a.

Dossiês - A organização dos Dossiês se inicia com o Comitê Editorial definindo a temática a ser abordada na sessão Dossiê e o convite de um/a pesquisador(a)/professor(a) responsável por coordená-la. Dessa maneira, a partir das normas gerais para a sessão Dossiê – número de cinco artigos no mínimo e seis no máximo, todos originais, avaliados por pares - o coordenador tem liberdade para definir sua composição e redigir a apresentação.

Requisitos das propostas

A proposta deve conter (reunir todas as seções em um arquivo único, em PDF):

  1. Resumo expandido da proposta (max. 1000 palavras), contendo informações sobre: título do dossiê; tema do dossiê; atualidade, relevância e originalidade do tema; contribuições pretendidas para a área das Ciências Sociais, geral e específicas; nomes dos autores dos artigos e suas respectivas vinculações institucionais e países de residência;
  2. Mini Curriculum (5 linhas) do(s) organizador(es) e dos autores dos artigos propostos;
  3. Resumo (50 palavras) de cada artigo do dossiê;
  4. Proposta de divulgação do dossiê. Os organizadores deverão apresentar o plano de divulgação da publicação (mesa redonda em Congressos nacionais; seminário público, palestra, etc.). Indicar o evento e possíveis datas de sua realização (por exemplo, Congresso da Sociedade Brasileira de Sociologia; ANPOCS, ALAS, etc).

Formato e exigências:

  1. Cada proposta deve conter não mais que 6 artigos.
  2. Os textos podem ser redigidos em portuguêsespanholfrancês ou inglês.
  3. O dossiê deve conter pelo menos um artigo em língua estrangeira acima citada.
  4. Os autores de artigos devem ter no mínimo título de mestre e estar vinculados a instituições variadas e diversas regiões do país.
  5. A proposta deve ter pelo menos dois artigos cujos autores sejam de instituições estrangeiras.
  1. Os textos devem seguir as normas da Contemporânea: revista de Sociologia da UFSCar,             explicitadas no site do periódico, na aba “Procedimentos para Submissão” (COLOCAR HIPERLINK).
  2. Todos os artigos serão submetidos ao processo de avaliação por pareceristas.

Indicação do Financiamento da Pesquisa - Caso se trate de resultado de pesquisa financiada, deve-se adicionar curta nota de rodapé - a partir do título - indicando o financiamento segundo as regras do/a financiador/a.

Citações – As citações, preferencialmente, deverão estar na língua em que o artigo foi escrito.  Se houver necessidade de colocar a citação na língua original, ela deve vir como nota de rodapé.

Notas de Rodapé - Numeradas consecutivamente ao final de cada página, incluindo apenas comentários. Os/as autores/as devem ser destacados no corpo do texto, seguindo a seguinte orientação: sobrenome do autor, ano da obra, dois pontos, página (Butler, 2003: 25). Obras publicadas no mesmo ano devem ser diferenciadas pelas letras do alfabeto (1988a – 1988b).

Referências Bibliográficas - A Contemporânea segue as diretrizes da ABNT. As referências bibliográficas devem ser citadas ao final do artigo (resenha, documento, entrevista), obedecendo os seguintes critérios:

LIVRO

Sobrenome do autor, nome do autor. Título do livro (itálico). Local de publicação, editora, data, páginas. Exemplo:

BECKER, Howard. Outsiders- Estudos de Sociologia do Desvio. Rio de Janeiro, Jorge Zahar, 2008 (1963).

CAPÍTULO DE LIVRO

Sobrenome do autor, nome do autor. Título do capítulo (sem aspas). In: sobrenome do autor, nome do autor. Título do livro (itálico). Local de publicação, editora, data, páginas. Exemplo:

HONNETH, Axel. Teoria Crítica. In: GIDDENS, Anthony e TURNER, Jonathan. (Orgs.) Teoria Social Hoje. São Paulo, Editora UNESP, 1999, pp. 503-552.

ARTIGOS EM REVISTAS

Sobrenome do autor, nome do autor. Título do artigo (sem aspas). Nome da revista (itálico). Local de publicação, volume (v.), número (n.) ano, páginas. Exemplo:

SILVA, Maria Aparecida de Moraes. A cultura na esteira do tempo. São Paulo em Perspectiva. São Paulo,  v. 15,  n. 3, Julho 2001, pp. 102-112.

DISSERTAÇÃO E TESES

Sobrenome do autor, nome do autor. Título da dissertação ou tese (sem itálico). Disciplina, Universidade, data. Exemplo:

BALIEIRO, Fernando de Figueiredo. A Pedagogia do Sexo em O Ateneu: o dispositivo de sexualidade no internato da "fina flor da mocidade brasileira". Dissertação de mestrado, Sociologia, UFSCar, 2009.

 

Procedimentos de Avaliação - Os trabalhos são apreciados pelo Comitê Editorial, o qual encaminha as peças para consultores ad hoc. Quando há pareceres contraditórios o desempate resulta da submissão do artigo a um/a novo/a parecerista.

A Revista também oferece a possibilidade da prática da avaliação aberta, em que autor(es) e revisores não são anônimos um para o outro. Acreditamos que este processo transparente ajuda a restabelecer os laços de confiança com a comunidade e permite que os revisores sejam reconhecidos e recompensados pelo importante trabalho que realizam, em alinhamento com as Práticas de Ciência Aberta.

Não são aceitos trabalhos já publicados, com exceção de traduções de textos teóricos relevantes, a partir da seleção e indicação do Comitê Editorial.

O conteúdo dos trabalhos assinados é da exclusiva responsabilidade dos/as autores/as, assim como a seleção de descritores (palavras-chave).

O tempo estimado para uma decisão final é de 3 meses no caso de artigos que sejam rejeitados na avaliação pelo Comitê Editorial (que avalia aspectos formais, assim como a adesão do artigo ao escopo da revista). Para os artigos enviados para pareceristas ad hoc, o tempo médio entre a submissão e a decisão final é de 7 meses.
A revista recebe um número cada vez maior de submissões e tem se esforçado para reduzir o tempo de avaliação dos artigos. 

Dossiê

A organização dos Dossiês se inicia com o Comitê Editorial definindo a temática a ser abordada na sessão Dossiê e o convite de um/a pesquisador(a)/professor(a) responsável por coordená-la. Dessa maneira, a partir das normas gerais para a sessão Dossiê – número de cinco artigos no mínimo e seis no máximo, todos originais, avaliados por pares - o coordenador tem liberdade para definir sua composição e redigir a apresentação.

Requisitos das propostas

A proposta deve conter (reunir todas as seções em um arquivo único, em PDF):

  1. Resumo expandido da proposta (max. 1000 palavras), contendo informações sobre: título do dossiê; tema do dossiê; atualidade, relevância e originalidade do tema; contribuições pretendidas para a área das Ciências Sociais, geral e específicas; nomes dos autores dos artigos e suas respectivas vinculações institucionais e países de residência;
  2. Mini Curriculum (5 linhas) do(s) organizador(es) e dos autores dos artigos propostos;
  3. Resumo (50 palavras) de cada artigo do dossiê;
  4. Proposta de divulgação do dossiê. Os organizadores deverão apresentar o plano de divulgação da publicação (mesa redonda em Congressos nacionais; seminário público, palestra, etc.). Indicar o evento e possíveis datas de sua realização (por exemplo, Congresso da Sociedade Brasileira de Sociologia; ANPOCS, ALAS, etc.).

Formato e exigências:

  1. Cada proposta deve conter não mais que 6 artigos.
  2. Os textos podem ser redigidos em portuguêsespanholfrancês ou inglês.
  3. O dossiê deve conter pelo menos um artigo em língua estrangeira acima citada.
  4. Os autores de artigos devem ter no mínimo título de mestre e estar vinculados a instituições variadas e diversas regiões do país.
  5. A proposta deve ter pelo menos dois artigos cujos autores sejam de instituições estrangeiras.
  1. Os textos devem seguir as normas da Contemporânea: revista de Sociologia da UFSCar, explicitadas no site do periódico, na aba “Diretrizes para autores”.
  2. Todos os artigos serão submetidos ao processo de avaliação por pareceristas.

Artigos

Artigos 

Para a submissão de textos, é exigida dos autores a titulação mínima de mestre.

A submissão de um artigo a Contemporânea implica que não tenha sido publicado total ou parcialmente como parte de livros, ou em revistas e que não tenha sido enviado simultaneamente a outro periódico. 

Manuscritos depositados em um servidor de preprint que suporta comentários públicos ou em anais de eventos são aceitos para avaliação. Nesses casos, os autores devem informar na primeira nota de rodapé a localização e origem do artigo ou os dados completos dos anais do evento no qual o trabalho foi apresentado.

Em arquivo Word, com no mínimo 15 e no máximo 25 páginas, em letra Times New Roman 12, espaço 1,5, acompanhados de resumo (no máximo sete linhas), palavras-chave (no máximo cinco) e título em português, inglês e espanhol. As margens devem ter as seguintes medidas: Esquerda e Superior: 3 cm. Direita e Inferior: 2 cm. Os títulos de livros e revistas mencionados no corpo do texto devem vir em itálico, assim como as palavras estrangeiras e eventuais ênfases do/a autor/a. Em casos de textos com imagens e/ou figuras devem ser enviadas em formatos jpeg. A responsabilidade pelos direitos autorais de reprodução ficará a cargo do/a autor/a. 

São publicadas traduções de textos teóricos relevantes a partir da seleção e indicação do Comitê Editorial.

Resenhas

Resenhas 

Serão aceitas resenhas críticas de livros publicados no Brasil e no exterior, no máximo, há três anos. O limite de páginas é 6, seguindo as demais formatações do “Artigo”. Não é necessário resumo e palavras-chave. Cabe ao responsável por esta seção ler as resenhas e pedir eventuais modificações/revisões ao autor/a.

Entrevista

Entrevistas

Serão publicadas entrevistas com pesquisadores brasileiros ou estrangeiros com reconhecida importância acadêmica. Recomenda-se que as entrevistas tenham entre 20 a 30 páginas.

Seção Especial

Seção especial

Apresenta artigos que dialogam diretamente com o dossiê da edição específica ou que apresentem temas de interesse urgente.

Política de Privacidade

Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.