Ética e Boas Práticas

A Contemporânea assume o compromisso de manter altos padrões de ética e de boas práticas de publicação, pautando a sua conduta editorial pelos princípios internacionais do Code of Conduct and Best Practice Guidelines for Journal Editors. Diante disso, editores, pareceristas e autores seguem diretrizes que pautam a sua atuação na revista antes, durante e depois do processo de publicação de cada número.

Em termos gerais, os editores comprometem-se a: (1) investigar alguma instância de plágio ou reciclagem textual por meio de programas antiplágio quando um manuscrito é submetido; (2) escolher pareceristas que não possuam conflito de interesse com os autores; (3) tomar a decisão sobre a submissão, com base na avaliação dos pareceristas, no foco e escopo da revista, na originalidade do manuscrito e na obediência do texto às diretrizes para autores; essa decisão é tomada a partir da leitura que os editores fazem do texto, após recebimento dos pareceres; (4) tomar medidas de resposta razoáveis quando reclamações éticas foram apresentadas em relação a um manuscrito submetido ou artigo publicado.

Em relação aos pareceristas, membros da equipe editorial da revista ou pareceristas ad hoc, eles se comprometem a: (1) responder ao pedido de parecer de forma imediata, aceitando-o ou negando-o, de forma a tornar ágil todo o processo de avaliação; (2) rejeitar fazer a avaliação se perceber algum conflito de interesse em relação ao manuscrito; (3) notificar os editores se perceber semelhança entre o manuscrito e outros textos publicados de que tenha conhecimento; (4) avaliar o manuscrito de forma objetiva e construtiva; (5) indicar trabalhos relevantes já publicados que não foram citados pelos autores, evitando, sempre que possível, a autocitação; (6) concluir todas as etapas da avaliação, relendo novas versões em novas rodadas de avaliação, caso seja necessário, até que chegue a uma decisão final; (7) cumprir os prazos estabelecidos pelo processo editorial; (8) concordar em realizar a avaliação de modo aberto, em ter seu parecer publicado como material suplementar e em ter seu nome publicado no artigo que avaliou.

Por fim, os autores, já no processo de submissão, declaram que: (1) a contribuição é original e inédita, não se enquadrando, dessa forma, em plágio e/ou ou reciclagem textual; (2) no caso de o manuscrito utilizar imagens (livros, internet, etc.), a autorização do uso das imagens foi enviada aos editores da Revista Cad_Lin; (3) no caso de textos com mais de um autor, o papel de cada autor na produção de artigo está devidamente descrito, de acordo com a taxonmia CRediT; (4) no caso de o trabalho ter tido apoio financeiro, a(s) fonte(s) estão explicitadas; e (5) concordam com publicação dos pareceres emitidos e das respostas aos pareceres; (6) o texto será revisado com base na pertinência dos comentários feitos pelos pareceristas, explicando aos editores sobre decisão contrária, caso considere que algum comentário não é pertinente.

A Política de Retratação da Revista é inspirada nas Diretrizes para Retratação do Comitê de Ética em Publicações-COPE. Os editores analisarão todas as comunicações que apontem problemas em uma publicação, sejam menores ou significativos. Informações detalhadas devem ser enviadas para o e-mail do Editor-chefe. Se os editores confirmarem as alegações, eles podem considerar solicitar aos autores a correção de erros ou enganos pontuais, ou podem considerar retratar uma publicação. Os autores que publicam no periódico devem concordar em corrigir possíveis erros ou enganos quando solicitados pelos editores.