Máquinas de costura na bagagem: a materialidade das mobilidades migratórias Bolívia-Brasil
Resumo
A partir do seguimento etnográfico de famílias de migrantes bolivia- nos com experiência como costureiros na indústria de confecção de São Paulo, e apoiando-se em dois giros epistemológicos das Ciências Sociais (o giro da materialidade e o da mobilidade), examino os contextos sociais e os processos de objetificação expressos nas relações entre objetos (máquinas de costura) e sujeitos (migrantes costureiros e costureiras). A análise evidencia como as rela- ções objeto-sujeito estruturam as formas de organização do trabalho e as mobi- lidades migratórias entre a Bolívia e o Brasil. Por fim, argumento sobre como as relações entre migrantes e o mundo material participa na constituição das suas próprias subjetividades.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Os autores/as cedem os direitos autorais dos artigos, resenhas e entrevistas publicados para a Contemporânea - Revista de Sociologia da UFSCar, a qual disponibiliza o conteúdo em suas versões impressa e online dentro de uma política de acesso livre ao conhecimento.
Reproduções dos textos em outras publicações podem ser pedidas formalmente ao Comitê Editorial.
Copyright Statement
The authors surrender their copyrights of the articles, book reviews and interviews published to Contemporânea – Revista de Sociologia da UFSCar, which makes available the content in its printed and online versions under a policy of free access to knowledge.
Reproductions of texts in other publications may be formally requested from the Editorial Committee.