Corpos que não existem mais: narrativas biográficas sobre as transformações do corpo e novas formas de vida
Resumo
Esse artigo propõe apresentar reflexões sociológicas a partir de narrativas biográficas de sujeitos que tiveram seus corpos transformados devido às lesões adquiridas em um evento acidental. A pesquisa identifica que esses sujeitos criaram um discurso de sucesso vinculado a ideia de sujeito produtivo e bem-sucedido, em uma sociedade atravessada por valores da “cultura da autoajuda”. Nesse sentido, o estudo apresenta perspectivas possíveis que tensionam convicções generalistas e normativisadoras sobre os modos pelos quais os sujeitos vivenciam suas corporeidades.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Os autores/as cedem os direitos autorais dos artigos, resenhas e entrevistas publicados para a Contemporânea - Revista de Sociologia da UFSCar, a qual disponibiliza o conteúdo em suas versões impressa e online dentro de uma política de acesso livre ao conhecimento.
Reproduções dos textos em outras publicações podem ser pedidas formalmente ao Comitê Editorial.
Copyright Statement
The authors surrender their copyrights of the articles, book reviews and interviews published to Contemporânea – Revista de Sociologia da UFSCar, which makes available the content in its printed and online versions under a policy of free access to knowledge.
Reproductions of texts in other publications may be formally requested from the Editorial Committee.