Realmente falta escolaridade? Estudo sobre as chances de ter um emprego formal (celetista ou estatutário) ou informal entre pessoas com e sem deficiência, por gênero
Resumo
Esse artigo busca analisar os efeitos da escolaridade sobre as chances de inserção no mercado formal brasileiro, vínculos celetista ou estatutário, em relação a estar no mercado informal, comparando as populações de pessoas com e sem deficiência, mulheres e homens. Por meio dos dados do Censo 2010 e análises a partir de modelos logísticos binários verificamos que pessoas com deficiência têm menores chances de estarem empregadas formalmente, em especial, mulheres de terem vínculos celetistas e homens estatutários; essas chances não são elevadas com o aumento da escolaridade em nenhum dos setores, público ou privado.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Os autores/as cedem os direitos autorais dos artigos, resenhas e entrevistas publicados para a Contemporânea - Revista de Sociologia da UFSCar, a qual disponibiliza o conteúdo em suas versões impressa e online dentro de uma política de acesso livre ao conhecimento.
Reproduções dos textos em outras publicações podem ser pedidas formalmente ao Comitê Editorial.
Copyright Statement
The authors surrender their copyrights of the articles, book reviews and interviews published to Contemporânea – Revista de Sociologia da UFSCar, which makes available the content in its printed and online versions under a policy of free access to knowledge.
Reproductions of texts in other publications may be formally requested from the Editorial Committee.