A extinção da Sociologia Rural na Argélia
dos fatores sócio-políticos ao contexto acadêmico de ensino das ciências sociais
Resumo
O artigo aborda os elementos mais significativos da produção de conhecimento em torno da sociedade rural argelina, realizando uma avaliação do ensino das ciências sociais e da sociologia nas universidades argelinas. Os resultados da análise apontam para uma forte relação entre a universidade, o poder político e a sociedade no ensino da sociologia, havendo ainda uma notável tendência à “popularização” das ciências sociais. Esse processo de popularização do conhecimento indica profundas mudanças no status dessas ciências e, em geral, no lugar do conhecimento na sociedade, bem como na forma como a sociedade rural é estudada na Argélia.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Os autores/as cedem os direitos autorais dos artigos, resenhas e entrevistas publicados para a Contemporânea - Revista de Sociologia da UFSCar, a qual disponibiliza o conteúdo em suas versões impressa e online dentro de uma política de acesso livre ao conhecimento.
Reproduções dos textos em outras publicações podem ser pedidas formalmente ao Comitê Editorial.
Copyright Statement
The authors surrender their copyrights of the articles, book reviews and interviews published to Contemporânea – Revista de Sociologia da UFSCar, which makes available the content in its printed and online versions under a policy of free access to knowledge.
Reproductions of texts in other publications may be formally requested from the Editorial Committee.