“Ganhar” e “perder” casa
as (i)mobilidades de mulheres nas periferias paulistas
Resumo
Este artigo apresenta as conexões de três pesquisas etnográficas em periferias de cidades médias paulistas visando discutir as relações entre território, gênero, raça e políticas sociais nos processos de “ganhar” e “perder” a casa. Tem como questão central as (im)possibilidades de circulação e contenção, de permanecer ou mover-se no “ganhar” e “perder” a casa atravessadas pelas ações do Estado. Tensionamos a narrativa habitual que entende a casa própria como estabilidade. As políticas públicas também aparecem como centrais na manutenção/degradação da vida, em diálogo com o mundo da religião, do crime e da ilegalidade/informalidade.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Os autores/as cedem os direitos autorais dos artigos, resenhas e entrevistas publicados para a Contemporânea - Revista de Sociologia da UFSCar, a qual disponibiliza o conteúdo em suas versões impressa e online dentro de uma política de acesso livre ao conhecimento.
Reproduções dos textos em outras publicações podem ser pedidas formalmente ao Comitê Editorial.
Copyright Statement
The authors surrender their copyrights of the articles, book reviews and interviews published to Contemporânea – Revista de Sociologia da UFSCar, which makes available the content in its printed and online versions under a policy of free access to knowledge.
Reproductions of texts in other publications may be formally requested from the Editorial Committee.