Vivendo uma vida vegana
Uma análise do processo de conversão ao veganismo no Brasil e Canadá
DOI:
https://doi.org/10.14244/contemp.v14.1286Resumo
O artigo analisa o processo de conversão ao veganismo. Para isso, com base na adaptação de um modelo de análise de conversão religiosa, discutem-se as diferentes etapas do processo de conversão ao veganismo com base em entrevistas realizadas com adeptos no Brasil e Canadá, atentando para as motivações e valores mobilizados pelos atores e como eles justificam a sua adesão a esse modo de vida. As conclusões apontam que o processo de conversão ao veganismo é fortemente marcado por operações de racionalização e reflexão sobre o sofrimento animal, que são articuladas por sentimentos morais e emoções. Ademais, ele é caracterizado pela politização crescente dos discursos e práticas que integram esse modo de vida.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Os autores/as cedem os direitos autorais dos artigos, resenhas e entrevistas publicados para a Contemporânea - Revista de Sociologia da UFSCar, a qual disponibiliza o conteúdo em suas versões impressa e online dentro de uma política de acesso livre ao conhecimento.
Reproduções dos textos em outras publicações podem ser pedidas formalmente ao Comitê Editorial.
Copyright Statement
The authors surrender their copyrights of the articles, book reviews and interviews published to Contemporânea – Revista de Sociologia da UFSCar, which makes available the content in its printed and online versions under a policy of free access to knowledge.
Reproductions of texts in other publications may be formally requested from the Editorial Committee.