Carreiras jurídicas e desigualdade de gênero
Tensões no contexto da pandemia de COVID-19
DOI:
https://doi.org/10.14244/contemp.v15.1343Resumo
As separações entre espaço doméstico e de trabalho, privado e público, foram postas em xeque pela pandemia de COVID-19. A aceleração da implantação do trabalho remoto, implicado pelo isolamento social, foi vista como positiva para mulheres, pois facilitaria a conciliação entre as demandas domésticas e as do trabalho remunerado. Por meio de relatos colhidos em pesquisa de campo para dissertação de mestrado e das bibliografias da sociologia do direito e do trabalho, o presente artigo aborda como essa conciliação afetou e afeta a vida de mulheres de carreiras jurídicas. Conclui-se que com o trabalho remoto são mantidas as dificuldades de conciliação entre trabalho doméstico e trabalho formal, as desigualdades estruturais existentes entre os gêneros e as desigualdades de classe.
Downloads
Publicado
Licença
Os autores/as cedem os direitos autorais dos artigos, resenhas e entrevistas publicados para a Contemporânea - Revista de Sociologia da UFSCar, a qual disponibiliza o conteúdo em suas versões impressa e online dentro de uma política de acesso livre ao conhecimento.
Reproduções dos textos em outras publicações podem ser pedidas formalmente ao Comitê Editorial.
Copyright Statement
The authors surrender their copyrights of the articles, book reviews and interviews published to Contemporânea – Revista de Sociologia da UFSCar, which makes available the content in its printed and online versions under a policy of free access to knowledge.
Reproductions of texts in other publications may be formally requested from the Editorial Committee.