Corpos fabricados e almas vagantes
Interlocuções entre psicanálise e perspectivismo ameríndio
DOI:
https://doi.org/10.14244/contemp.v14.1347Resumo
O presente artigo visa explorar possíveis interlocuções entre a psicanálise de Jacques Lacan e o denominado perspectivismo ameríndio, tal como proposto pela literatura etnológica. A argumentação se desdobra em três eixos: os fundamentos epistêmicos-metodológicos constituintes da noção ontológica de realidade/mundo; a concepção de corpo enquanto matriz perceptiva e identitária; as práticas em torno do relato do sonho. A discussão proporciona reflexões potencialmente profícuas para a reformulação dos fundamentos antropocêntricos da psicanálise e a ampliação do escopo de noções psicanalíticas referentes ao corpo e aos sonhos.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Os autores/as cedem os direitos autorais dos artigos, resenhas e entrevistas publicados para a Contemporânea - Revista de Sociologia da UFSCar, a qual disponibiliza o conteúdo em suas versões impressa e online dentro de uma política de acesso livre ao conhecimento.
Reproduções dos textos em outras publicações podem ser pedidas formalmente ao Comitê Editorial.
Copyright Statement
The authors surrender their copyrights of the articles, book reviews and interviews published to Contemporânea – Revista de Sociologia da UFSCar, which makes available the content in its printed and online versions under a policy of free access to knowledge.
Reproductions of texts in other publications may be formally requested from the Editorial Committee.