Consciência Negra e Socialismo: mobilização racial e redes socialistas na trajetória de Hamilton Cardoso (1954-1999)
Resumo
A geração negra de 1970 é central para entender a emergência da mobilização contra a democracia racial durante a Ditadura Militar e seus desdobramentos no processo de democratização. Em particular, a relação entre raça e classe foi a problemática mais relevante para as jovens lideranças negras estudantis que afirmavam uma identidade racial ao mesmo tempo em que se aliavam às esquerdas políticas e às lutas contra o regime dos generais. Hamilton Cardoso é figura emblemática no contexto paulista, porque sua trajetória e redes políticas expressam as alianças entre o nascente movimento negro contemporâneo e o socialismo. Sua produção intelectual é um esforço por promover conciliação entre a consciência negra e a luta de classes.Downloads
Edição
Seção
Licença
Os autores/as cedem os direitos autorais dos artigos, resenhas e entrevistas publicados para a Contemporânea - Revista de Sociologia da UFSCar, a qual disponibiliza o conteúdo em suas versões impressa e online dentro de uma política de acesso livre ao conhecimento.
Reproduções dos textos em outras publicações podem ser pedidas formalmente ao Comitê Editorial.
Copyright Statement
The authors surrender their copyrights of the articles, book reviews and interviews published to Contemporânea – Revista de Sociologia da UFSCar, which makes available the content in its printed and online versions under a policy of free access to knowledge.
Reproductions of texts in other publications may be formally requested from the Editorial Committee.