Sociologia da religião, pluralismos e intolerâncias: pautas contemporâneas
Resumo
A partir de um caso empírico sobre intolerância religiosa no Rio de Janeiro, o artigo discute a atualidade da abordagem sociológica sobre pluralismo religioso buscando apontar os rumos do debate e os desafios colocados para os pesquisadores da religião, no âmbito das ciências sociais. Sob o ponto de vista teórico, dialoga-se primordialmente com Antônio Flávio Pierucci, tanto no que tange aos dilemas da diversidade religiosa no país quanto no que se refere à problematização das religiões afro-brasileiras como categoria minoritária. A abordagem weberiana formata a análise no sentido de se buscar compreender os interesses das ações promovidas pelos atores em jogo. Verifica-se, por fim, que o impacto de querelas públicas envolvendo grupos religiosos considerados minoritários reacende o debate sobre pluralismo na sociedade brasileira, ainda que o estatuto do chamado pluralismo deva ser complementado com novos incisos.Downloads
Edição
Seção
Licença
Os autores/as cedem os direitos autorais dos artigos, resenhas e entrevistas publicados para a Contemporânea - Revista de Sociologia da UFSCar, a qual disponibiliza o conteúdo em suas versões impressa e online dentro de uma política de acesso livre ao conhecimento.
Reproduções dos textos em outras publicações podem ser pedidas formalmente ao Comitê Editorial.
Copyright Statement
The authors surrender their copyrights of the articles, book reviews and interviews published to Contemporânea – Revista de Sociologia da UFSCar, which makes available the content in its printed and online versions under a policy of free access to knowledge.
Reproductions of texts in other publications may be formally requested from the Editorial Committee.