As temáticas de gênero, sexualidade e diversidade sexual no ensino médio: interface entre a institucionalização da Sociologia e a extensão universitária
Resumo
Este artigo busca re etir como o campo das Ciências Sociais e, especialmente, a Sociologia instrumentalizou-se para os debates acerca de gênero, sexualidade e diversidade sexual na escola. Em um primeiro momento, apresentamos o ainda recente contexto da última implementação da Sociologia no Ensino Médio brasileiro e algumas propostas para aproximar ensino, pesquisa e extensão, além de propor uma dinamicidade que conecte o professor de Sociologia da escola básica não apenas às teorias aprendidas no curso superior, mas à realidade na qual está inserido. Em um segundo momento, problematizamos uma experiência de extensão universitária na qual ocorrera a formação de professores em gênero e sexualidade.
Downloads
Edição
Seção
Licença
Os autores/as cedem os direitos autorais dos artigos, resenhas e entrevistas publicados para a Contemporânea - Revista de Sociologia da UFSCar, a qual disponibiliza o conteúdo em suas versões impressa e online dentro de uma política de acesso livre ao conhecimento.
Reproduções dos textos em outras publicações podem ser pedidas formalmente ao Comitê Editorial.
Copyright Statement
The authors surrender their copyrights of the articles, book reviews and interviews published to Contemporânea – Revista de Sociologia da UFSCar, which makes available the content in its printed and online versions under a policy of free access to knowledge.
Reproductions of texts in other publications may be formally requested from the Editorial Committee.