Perspectivas tecnoxamânicas e tecnomágicas no ativismo digital brasileiro recente: uma trajetória possível
Resumo
Resumo: Este texto aborda a multiplicidade de sentidos do tecnoxamanismo e da tecnomagia no discurso e na prática de ciberartistas/ativistas brasileiros contemporâneos entre 2002 e 2015. Partindo de experiências como a das redes Metareciclagem, Submidialogia e Mídia Tática, apresentamos a emergência da ideia de tecnoxamanismo/magia em debates, eventos e redes do ativismo digi- tal brasileiro. O resultado deste trajeto é uma imagem múltipla e contraditória de práticas, vividas como libertárias e transformadoras, envolvendo visões não-instrumentais e não-antropocêntricas da técnica.
Palavras-chave: ativismo; arte; tecnoxamanismo; tecnomagia; antropofagia.
Downloads
Edição
Seção
Licença
Os autores/as cedem os direitos autorais dos artigos, resenhas e entrevistas publicados para a Contemporânea - Revista de Sociologia da UFSCar, a qual disponibiliza o conteúdo em suas versões impressa e online dentro de uma política de acesso livre ao conhecimento.
Reproduções dos textos em outras publicações podem ser pedidas formalmente ao Comitê Editorial.
Copyright Statement
The authors surrender their copyrights of the articles, book reviews and interviews published to Contemporânea – Revista de Sociologia da UFSCar, which makes available the content in its printed and online versions under a policy of free access to knowledge.
Reproductions of texts in other publications may be formally requested from the Editorial Committee.