Educação ambiental e jovens em escolas de referência no sertão pernambucano: elementos para dimensionar a prática educativa / Environmental education and young people in reference schools in the pernambucano backwoods: elements to dimension the educational practice
Resumo
Como alternativa à crise socioambiental enfrentada atualmente, Silva (2012) propõe uma mudança de postura orientada por uma ação educativa crítica. Isso porque, após a Rio 92, houve grande incentivo do Estado brasileiro para difusão da educação ambiental no âmbito escolar, entretanto Loureiro e Cóssio (2007) verificaram uma tendência biologizante e descontextualizada dessa prática, implicando graves problemas à reflexão das questões que afetam natureza e sociedade. Dentro desse contexto, objetivamos apresentar como a percepção socioambiental de jovens estudantes pode revelar o lugar da educação ambiental em escolas de referência do Ensino Médio dos municípios de Araripina e Salgueiro, localizadas no Sertão pernambucano. Faz parte também desse esforço, discorrer como aspectos da percepção ambiental dos estudantes podem subsidiar o estudo da temática e dimensionar a prática educativa com esses jovens. Para isso, foram coletados dados por meio de um questionário do Google Docs, com perguntas mistas, a uma amostra de 300 estudantes. Os resultados apontam avanços específicos e a permanência de problemas históricos, já identificados pela literatura especializada sobre o tema.Downloads
Arquivos adicionais
Publicado
Edição
Seção
Licença
Os autores/as cedem os direitos autorais dos artigos, resenhas e entrevistas publicados para a Contemporânea - Revista de Sociologia da UFSCar, a qual disponibiliza o conteúdo em suas versões impressa e online dentro de uma política de acesso livre ao conhecimento.
Reproduções dos textos em outras publicações podem ser pedidas formalmente ao Comitê Editorial.
Copyright Statement
The authors surrender their copyrights of the articles, book reviews and interviews published to Contemporânea – Revista de Sociologia da UFSCar, which makes available the content in its printed and online versions under a policy of free access to knowledge.
Reproductions of texts in other publications may be formally requested from the Editorial Committee.