Silencioso e penetrante: o processo de financeirização a partir das instituições promotoras da inclusão financeira / Silent and penetrating: the process of financialization from the institutions that promote financial inclusion
Resumo
O artigo tem objetivo de apresentar a rede de organizações que, hoje, atua para implementar a chamada inclusão financeira. Esta cadeia se estrutura internacionalmente e estabelece relações ad hoc com diversos países do globo. Estimula e apoia ações para a criação e circulação de produtos e serviços financeiros para a população pobre com a justificativa de promoção de seu bem-estar e proteção. A análise se baseia em pesquisa documental e dedica-se ao caso brasileiro. Caracteriza a ramificação de atuação e instituições envolvidas na disseminação deste ideário e oferece elementos para reflexão a respeito de seus efeitos sociais.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Os autores/as cedem os direitos autorais dos artigos, resenhas e entrevistas publicados para a Contemporânea - Revista de Sociologia da UFSCar, a qual disponibiliza o conteúdo em suas versões impressa e online dentro de uma política de acesso livre ao conhecimento.
Reproduções dos textos em outras publicações podem ser pedidas formalmente ao Comitê Editorial.
Copyright Statement
The authors surrender their copyrights of the articles, book reviews and interviews published to Contemporânea – Revista de Sociologia da UFSCar, which makes available the content in its printed and online versions under a policy of free access to knowledge.
Reproductions of texts in other publications may be formally requested from the Editorial Committee.