Dispositivos de monitoramento e a máquina penal: separar a boa circulação da má
Resumo
O artigo analisa a aplicação dos dispositivos de monitoramento eletrônico de presos no Brasil, relacionando tais práticas ao funcionamento do sistema penal de maneira mais ampla. Investiga-se as transformações e redimensionamentos operados por meio da instalação de novos mecanismos de controle penal, evidenciando as conexões e relações de complementaridade estabelecidas entre o aparato carcerário e as tecnologias de rastreamento. O texto relaciona as noções de dispositivo (Foucault, 1979) e máquina (Deleuze; Guattari, 2014), voltadas à análise do sistema penal, em processo de permanente metamorfose.
Downloads
Edição
Seção
Licença
Os autores/as cedem os direitos autorais dos artigos, resenhas e entrevistas publicados para a Contemporânea - Revista de Sociologia da UFSCar, a qual disponibiliza o conteúdo em suas versões impressa e online dentro de uma política de acesso livre ao conhecimento.
Reproduções dos textos em outras publicações podem ser pedidas formalmente ao Comitê Editorial.
Copyright Statement
The authors surrender their copyrights of the articles, book reviews and interviews published to Contemporânea – Revista de Sociologia da UFSCar, which makes available the content in its printed and online versions under a policy of free access to knowledge.
Reproductions of texts in other publications may be formally requested from the Editorial Committee.