Comunidade: mito e ideologia política na era da diversidade cultural
Resumo
O objetivo do texto é mostrar, por meio de trabalho etnográfico próprio, pesquisas recentes sobre questões correlatas e fontes bibliográficas, como o conceito de “comunidade”, após sua retomada nas práticas políticas e culturais, no fim do Século XX, apresenta dupla face. De um lado, como em outros períodos da História, tem um aspecto romântico, utópico e mesmo mítico; de outro, constitui-se em ideologia política conservadora, em categoria essencial à percepção do espaço social na era da diversidade cultural, capaz de operacionalizar relações de poder e de exploração do trabalho das classes populares.
Downloads
Edição
Seção
Licença
Os autores/as cedem os direitos autorais dos artigos, resenhas e entrevistas publicados para a Contemporânea - Revista de Sociologia da UFSCar, a qual disponibiliza o conteúdo em suas versões impressa e online dentro de uma política de acesso livre ao conhecimento.
Reproduções dos textos em outras publicações podem ser pedidas formalmente ao Comitê Editorial.
Copyright Statement
The authors surrender their copyrights of the articles, book reviews and interviews published to Contemporânea – Revista de Sociologia da UFSCar, which makes available the content in its printed and online versions under a policy of free access to knowledge.
Reproductions of texts in other publications may be formally requested from the Editorial Committee.