O discurso da diversidade no universo corporativo: “institutos” empresariais de cultura e a conversão de capital econômico em poder político
Resumo
O artigo analisa as múltiplas maneiras pelas quais o discurso da diversidade tem sido enunciado no mundo corporativo. Tal discurso tem sido concebido como capital ou recurso humano, aparece como ativo simbólico na esfera das trocas comerciais globais e é ainda operado como uma espécie de lastro que legitima a conversão de capital econômico em capital/poder político. A hipótese é a de que, embora não seja a via exclusiva, o discurso da diversidade é um dos meios pelos quais se busca legitimar o exercício do poder público por agentes privados, cujo capital é inicialmente econômico, como institutos empresariais de cultura.
Downloads
Edição
Seção
Licença
Os autores/as cedem os direitos autorais dos artigos, resenhas e entrevistas publicados para a Contemporânea - Revista de Sociologia da UFSCar, a qual disponibiliza o conteúdo em suas versões impressa e online dentro de uma política de acesso livre ao conhecimento.
Reproduções dos textos em outras publicações podem ser pedidas formalmente ao Comitê Editorial.
Copyright Statement
The authors surrender their copyrights of the articles, book reviews and interviews published to Contemporânea – Revista de Sociologia da UFSCar, which makes available the content in its printed and online versions under a policy of free access to knowledge.
Reproductions of texts in other publications may be formally requested from the Editorial Committee.