Vida programada: o imbricamento ser humano-máquina e a ideologia da técnica no capitalismo contemporâneo
Resumo
Propondo uma dialética programador-programado como metáfora para pensar a estruturação do poder tecnopolítico nas formações sociais contemporâneas, o presente artigo discute o imbricamento ser humano-máquina em sistemas sóciotécnicos, no tocante às transformações recentes no modo de produção capitalista – regime de acumulação flexível, pós-fordista –, em consonância com o quadro ideológico a estas relacionado. Com isso, pretende-se lançar novas questões para o debate em torno do ciborgue no início no Século XXI a partir de um encontro entre perspectivas micro e macrossociológicas de análise.
Downloads
Edição
Seção
Licença
Os autores/as cedem os direitos autorais dos artigos, resenhas e entrevistas publicados para a Contemporânea - Revista de Sociologia da UFSCar, a qual disponibiliza o conteúdo em suas versões impressa e online dentro de uma política de acesso livre ao conhecimento.
Reproduções dos textos em outras publicações podem ser pedidas formalmente ao Comitê Editorial.
Copyright Statement
The authors surrender their copyrights of the articles, book reviews and interviews published to Contemporânea – Revista de Sociologia da UFSCar, which makes available the content in its printed and online versions under a policy of free access to knowledge.
Reproductions of texts in other publications may be formally requested from the Editorial Committee.