A evitação do assédio sexual no transporte público: uma leitura pragmatista das práticas de desconfiança de mulheres na cidade do Rio de Janeiro / The avoidance of sexual harassment in public transportation: a pragmatistic reading of women’s distrust practices in the city of Rio de Janeiro

Autores

  • Vittorio Talone Instituto de Estudos Sociais e Políticos da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (IESP-UERJ)
  • Anna Bárbara Araujo Programa de Pós-Graduação em Sociologia e Antropologia da Universidade Federal do Rio de Janeiro (PPGSA-UFRJ)

Resumo

O objetivo deste artigo é discutir as práticas/cursos de ação de mulheres usuárias de transporte público para lidar com situações de assédio sexual durante viagens de ônibus, aqui entendidos pela mobilização do dispositivo de evitação: uma competência socioespacial comum às passageiras dos ônibus, resultado de suas experiências passadas e correntes. Nós mostramos como, por meio destes, as passageiras dão continuidade à rotina em um cenário marcado pela vulnerabilidade e vitimização de mulheres. A discussão é feita com base em uma pesquisa realizada na cidade do Rio de Janeiro.

Biografia do Autor

Vittorio Talone, Instituto de Estudos Sociais e Políticos da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (IESP-UERJ)

Doutorando pelo Instituto de Estudos Sociais e Políticos da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (IESP-UERJ). Possui interesse em sociologia da moral, pragmatismo, violência urbana e memória.

Anna Bárbara Araujo, Programa de Pós-Graduação em Sociologia e Antropologia da Universidade Federal do Rio de Janeiro (PPGSA-UFRJ)

Doutora e mestre pelo Programa de Pós-Graduação em Sociologia e Antropologia da Universidade Federal do Rio de Janeiro (PPGSA-UFRJ). Possui interesse nas áreas de gênero, cuidado e divisão sexual do trabalho.

Downloads

Arquivos adicionais

Publicado

2020-02-04