Caliban e o Atlântico negro: conexões entre intelectuais negros do Brasil e Caribe / Caliban and the black Atlantic: connections between black intellectuals from Brazil and Carribean
Resumo
Este artigo busca construir conexões entre intelectuais negros do atlântico negro. A partir da metáfora shakespeariana Caliban, discutimos a posicionalidade, corpo e geopolítica dos negros da diáspora. Diferentemente do Caliban da obra de Shakespeare, caracterizado como um monstro incapaz de produzir conhecimento, argumentamos que os calibans podem produzir conhecimento de seus loci de enunciação. Para tanto, precisam se afirmar como negros. Esta é a chave para uma outra narrativa da nação e para a conexão com intelectuais do atlântico negro. Por fim, exemplificamos este percurso de afirmação da negritude e de conexão com intelectuais do atlântico negro com a obra de Abdias do Nascimento.
Palavras-chave: Caliban; atlântico negro; intelectuais negros; Aimé Césaire; Abdias do Nascimento.
Downloads
Edição
Seção
Licença
Os autores/as cedem os direitos autorais dos artigos, resenhas e entrevistas publicados para a Contemporânea - Revista de Sociologia da UFSCar, a qual disponibiliza o conteúdo em suas versões impressa e online dentro de uma política de acesso livre ao conhecimento.
Reproduções dos textos em outras publicações podem ser pedidas formalmente ao Comitê Editorial.
Copyright Statement
The authors surrender their copyrights of the articles, book reviews and interviews published to Contemporânea – Revista de Sociologia da UFSCar, which makes available the content in its printed and online versions under a policy of free access to knowledge.
Reproductions of texts in other publications may be formally requested from the Editorial Committee.