A luta pela identidade: uma análise de “Cara Gente Branca” por meio da noção de interseccionalidade de Patrícia Hill Collins / The fight for identity: an analysis of “Dear White People” through Patrícia Hill Collins's notion of intersectionality

Autores

  • Carlos A. Gadea
  • Suélen . Acosta Unisinos

Resumo

O artigo ttraz uma reflexão sobre as denominadas "lutas identitárias" contemporânras a través da perspectiva interseccional entre as noções de raça, classe e gênero proposta pela socióloga norte-americana Patrícia Hill Collins. Valendo-se de uma análise do primeiro capítulo da série "Cara Gente Branca", exibida pelo serviço de streaming Netflix, o objetivo é analisar as diferentes situações de opressão vividas pelos protagonistas, principalmente de Sam, uma jovem negra militante da causa racial envolvida em uma série de acontecimentos na universidade em que estuda. A reflexão proposta está alinhada numa perspectiva de análise sociocultural que assume a interseção de difentes ambitos da vida social como constitutiva às diversas identificações que os indivíduos passam a experimentar como produto da própria fragmentação dos conflitos culturais atuais.

Biografia do Autor

Carlos A. Gadea

Programa de Pós-graduação em Ciências Sociais da Universidade do Vale do Rio dos Sinos, Unisinos. Pós-doutorado pelo Centro de Estudos Latino-americanos da Universidade de Miami, USA. Doutor em Sociologia Política pela UFSC, Brasil.

Suélen . Acosta, Unisinos

Mestranda do Programa de Pós-graduação em Ciências Sociais da Unisinos

Downloads

Publicado

2020-02-04