Streeteiros e a cidade: Sociabilidades, itinerários e institucionalização do skate em Imperatriz-MA / Streeteiros and the city: Sociabilities, itineraries and institutionalization of skateboardingin Imperatriz-MA
Resumo
O presente artigo tem como objetivo demonstrar aspectos da sociabilidade e da história do skate street na cidade de Imperatriz, no Maranhão. Para tanto adotamos uma abordagem focada nos deslocamentos dos jovens skatistas pela cidade, mapeando locais conhecidos como picos, onde os skatistas se concentravam e executavam suas manobras. Seguindo uma perspectiva analítica pautada na etnografia da duração, nos valemos de um conjunto de fotografias dos acervos de dois skatistas, da produção de registros visuais e de doze entrevistas com jovens, que nos possibilitaram pensar o desenvolvimento do skate desde o fim da década de 80 até os dias atuais, e compreender a importância desses picos como elemento de entrelaçamento de memórias e itinerários.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Os autores/as cedem os direitos autorais dos artigos, resenhas e entrevistas publicados para a Contemporânea - Revista de Sociologia da UFSCar, a qual disponibiliza o conteúdo em suas versões impressa e online dentro de uma política de acesso livre ao conhecimento.
Reproduções dos textos em outras publicações podem ser pedidas formalmente ao Comitê Editorial.
Copyright Statement
The authors surrender their copyrights of the articles, book reviews and interviews published to Contemporânea – Revista de Sociologia da UFSCar, which makes available the content in its printed and online versions under a policy of free access to knowledge.
Reproductions of texts in other publications may be formally requested from the Editorial Committee.