Sociologia da Infância no Brasil: quais crianças e infâncias têm sido retratadas? / Sociology of Childhood in Brazil: which children and childhoods have been portrayed?
Resumo
O objetivo deste artigo é realizar uma meta-análise do campo de estudos da Sociologia da Infância no Brasil, orientada a responder a quatro questões: quais temáticas têm sido abordadas nesses estudos; quais metodologias e técnicas têm sido empregadas; quais crianças têm sido retratadas e se as pesquisas têm privilegiado a escola ou outros espaços da vida social das crianças. Procedeu-se a um levantamento de artigos publicados em duas plataformas de periódicos (Capes e Scielo), localizando 90 publicações indexadas pelos termos "Sociologia da Infância" e "Pesquisa com crianças". A análise de conteúdo desses artigos permitiu esboçar um quadro aproximado do que tem sido a Sociologia da Infância no Brasil, identificando quais crianças e infâncias têm sido retratadas e como esses estudos têm mobilizado o repertório teórico-metodológico da Sociologia da Infância.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Os autores/as cedem os direitos autorais dos artigos, resenhas e entrevistas publicados para a Contemporânea - Revista de Sociologia da UFSCar, a qual disponibiliza o conteúdo em suas versões impressa e online dentro de uma política de acesso livre ao conhecimento.
Reproduções dos textos em outras publicações podem ser pedidas formalmente ao Comitê Editorial.
Copyright Statement
The authors surrender their copyrights of the articles, book reviews and interviews published to Contemporânea – Revista de Sociologia da UFSCar, which makes available the content in its printed and online versions under a policy of free access to knowledge.
Reproductions of texts in other publications may be formally requested from the Editorial Committee.