Bourdieu, Colonialismo e Migração / Bourdieu, Colonialism and Migration
Resumo
Os primeiros trabalhos de Bourdieu sobre a Argélia foram surpreendentemente negligenciados, em grande parte por causa de qualquer discussão sobre os conceitos-chaves que mais tarde definiriam seu trabalho: habitus, capital e campo. No entanto, este trabalho, que fundamentalmente moldaria seu trabalho subsequente, desenvolveu relatos iniciais, embora não desenvolvidos, sobre colonialismo, racismo e migração. Este artigo argumentará que a discussão de Bourdieu sobre o colonialismo em seus primeiros trabalhos, juntamente com os argumentos desenvolvidos por seu aluno e co-autor, Abdelmalek Sayad, fornecem o início de uma base para a compreensão dos processos contemporâneos de dominação e migração.
Palavras-chave: Bourdieu pós-colonial; colonialismo; migração
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Os autores/as cedem os direitos autorais dos artigos, resenhas e entrevistas publicados para a Contemporânea - Revista de Sociologia da UFSCar, a qual disponibiliza o conteúdo em suas versões impressa e online dentro de uma política de acesso livre ao conhecimento.
Reproduções dos textos em outras publicações podem ser pedidas formalmente ao Comitê Editorial.
Copyright Statement
The authors surrender their copyrights of the articles, book reviews and interviews published to Contemporânea – Revista de Sociologia da UFSCar, which makes available the content in its printed and online versions under a policy of free access to knowledge.
Reproductions of texts in other publications may be formally requested from the Editorial Committee.