A Sociologia da Infância portuguesa e o seu contributo para o campo dos estudos sociais da infância / The Portuguese Sociology of childhood and its contribution to the international field of social studies of childhood
Resumo
A sociologia da infância em Portugal desenvolveu-se, há cerca de vinte anos, por autonomização da investigação face às sociologias da educação, da comunicação e da família, através da definição de um objeto próprio: as crianças, enquanto seres sociais, e a infância, enquanto categoria social de tipo geracional. Desde cedo procurou estabelecer o diálogo com as sociologias da infância de expressão anglófona e francófona e estabeleceu sólidos vínculos com a investigação multidisciplinar da infância nos países de expressão portuguesa, e, em especial, no Brasil. A forte vinculação com as realidades das crianças portuguesas tem vindo a contribuir para que a sociologia da infância esteja aberta aos processos de pluralização da construção social da infância, à crítica aos processos de opressão das crianças e às consequências das desigualdades sociais na infância, e à assunção de uma dimensão de intervenção social e política transformadora das condições de vida das crianças.
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