Tensões cosmopolíticas na regularização territorial de uma comunidade quilombola no sul do Brasil
Resumo
O ensaio aborda elementos da economia quilombola em contextos de regularização fundiária. Foca na relação das comunidades quilombolas com o Estado e com os especialistas que chegam às terras de quilombo no advento das políticas de direitointerétnico. O texto contextualiza o aparecimento do camponês quilombola no universo rural brasileiro emarca as tensões epistemológicasnas tentativas de inseri-lo no índice da agricultura familiar. Oensaio problematiza, ainda, as prioridades do programa de desenvolvimento rurale as tensões provocadas pela emergência de outras racionalidades no meio rural.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Os autores/as cedem os direitos autorais dos artigos, resenhas e entrevistas publicados para a Contemporânea - Revista de Sociologia da UFSCar, a qual disponibiliza o conteúdo em suas versões impressa e online dentro de uma política de acesso livre ao conhecimento.
Reproduções dos textos em outras publicações podem ser pedidas formalmente ao Comitê Editorial.
Copyright Statement
The authors surrender their copyrights of the articles, book reviews and interviews published to Contemporânea – Revista de Sociologia da UFSCar, which makes available the content in its printed and online versions under a policy of free access to knowledge.
Reproductions of texts in other publications may be formally requested from the Editorial Committee.