Ecologia política da soja: grande propriedade e conflitos socioambientais
Resumo
A expansão do cultivo da soja tem sido um processo marcado por contradições, mobilizações e conflitos, que articula atores e ambientes e que define as formas de acesso e usos dos recursos naturais. O estudo dos conflitos associados ao avanço da soja no Sul do Maranhão partiu da análise da trajetória de sojicultores e de agricultores familiares, para elucidar como esses atores sociais estavam ligados por modos específicos de dependência recíproca, que redefiniram o acesso aos recursos naturais. Apesar da sojicultura ter consolidado um modo de partilha do poder, os agricultores familiares conseguiram obter a regularização de suas terras.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Os autores/as cedem os direitos autorais dos artigos, resenhas e entrevistas publicados para a Contemporânea - Revista de Sociologia da UFSCar, a qual disponibiliza o conteúdo em suas versões impressa e online dentro de uma política de acesso livre ao conhecimento.
Reproduções dos textos em outras publicações podem ser pedidas formalmente ao Comitê Editorial.
Copyright Statement
The authors surrender their copyrights of the articles, book reviews and interviews published to Contemporânea – Revista de Sociologia da UFSCar, which makes available the content in its printed and online versions under a policy of free access to knowledge.
Reproductions of texts in other publications may be formally requested from the Editorial Committee.