Viagens na metrópole: jogos e estratégias nos ônibus de Brasília
Resumo
Este artigo se debruça sobre os rituais diários de uso do transporte públicoem Brasília. Debatendo as teorias de Anselm Strauss e Marc Augé, buscadescrever e analisar o cruzamento de trajetórias biográficas nos ônibus deBrasília, no sentido de elucidar as formas peculiares de sociabilidade dessa trama.O objetivo é precisar quais são os modos de uso desse transporte público ecomo eles se inserem na trama metropolitana da capital brasileira. O principalresultado alcançado é a problematização da noção de não-lugar de Augé, com aadoção dos termos circulação quente e circulação fria.Downloads
Edição
Seção
Licença
Os autores/as cedem os direitos autorais dos artigos, resenhas e entrevistas publicados para a Contemporânea - Revista de Sociologia da UFSCar, a qual disponibiliza o conteúdo em suas versões impressa e online dentro de uma política de acesso livre ao conhecimento.
Reproduções dos textos em outras publicações podem ser pedidas formalmente ao Comitê Editorial.
Copyright Statement
The authors surrender their copyrights of the articles, book reviews and interviews published to Contemporânea – Revista de Sociologia da UFSCar, which makes available the content in its printed and online versions under a policy of free access to knowledge.
Reproductions of texts in other publications may be formally requested from the Editorial Committee.