Ocupação irregular e narrativas: as remoções como apagamento da experiência / Illegal settlements and narratives: forced removals as elimination of experience
Resumo
O artigo problematiza as remoções urbanas, ou reassentamentos, a partir do conceito de “experiência”, trabalhado pelo filósofo Walter Benjamin. Para isso analisa as narrativas e trajetórias habitacionais de moradores de bairros de ocupação irregular, em três localidades diferentes, nos municípios de São Paulo (SP) e Altamira (Pará). Aborda-se o ato da “ocupação irregular” como um processo de constituição de “experiências” invisibilizadas na narrativa oficial da gestão urbana, e as remoções como evento de interrupção das experiências ancoradas nos territórios de moradia.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Os autores/as cedem os direitos autorais dos artigos, resenhas e entrevistas publicados para a Contemporânea - Revista de Sociologia da UFSCar, a qual disponibiliza o conteúdo em suas versões impressa e online dentro de uma política de acesso livre ao conhecimento.
Reproduções dos textos em outras publicações podem ser pedidas formalmente ao Comitê Editorial.
Copyright Statement
The authors surrender their copyrights of the articles, book reviews and interviews published to Contemporânea – Revista de Sociologia da UFSCar, which makes available the content in its printed and online versions under a policy of free access to knowledge.
Reproductions of texts in other publications may be formally requested from the Editorial Committee.