Gênero, sexualidade e reprodução no curso de vida de mulheres jovens da Região Metropolitana do Recife / Gender, sexuality and reproduction in the life course of young women from Recife Metropolitan Region
Resumo
Este artigo discute experiências sexuais e reprodutivas de mulheres jovens da Região Metropolitana do Recife, em busca de indicadores sobre a dinâmica das relações de gênero, em seus aspectos afetivos, sexuais, laborais e econômicos. Os dados foram coletados a partir de três estudos empíricos, realizados de 2008 a 2013, os quais convergem em muitos de seus achados, apesar de se utilizarem de abordagens metodológicas diferenciadas: 1) entrevistas biográficas e observação participante; 2) entrevistas com mulheres que passaram pela gravidez na adolescência e com integrantes de suas redes de convívio; 3) inquérito comportamental. Os resultados apontam que embora a virgindade seja um importante valor regulador da vida sexual das jovens, a idade de iniciação sexual localiza-se por volta dos 13 anos e o controle sobre as jovens enfraquece o poder de negociação para prevenção e contracepção. O fenômeno da “gravidez na adolescência” ocorreu em diferentes gerações de mulheres. A gravidez significa a passagem para a adultez, como oportunidade para assumir uma nova posição na qual se conjugam ser mãe e “dona de casa”, mesmo que tenham que abrir mão de alguns sonhos.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Os autores/as cedem os direitos autorais dos artigos, resenhas e entrevistas publicados para a Contemporânea - Revista de Sociologia da UFSCar, a qual disponibiliza o conteúdo em suas versões impressa e online dentro de uma política de acesso livre ao conhecimento.
Reproduções dos textos em outras publicações podem ser pedidas formalmente ao Comitê Editorial.
Copyright Statement
The authors surrender their copyrights of the articles, book reviews and interviews published to Contemporânea – Revista de Sociologia da UFSCar, which makes available the content in its printed and online versions under a policy of free access to knowledge.
Reproductions of texts in other publications may be formally requested from the Editorial Committee.