Desafios da democratização em Moçambique (1990-2014): uma análise crítica da geopolítica nacional
Resumo
O artigo examina o processo de democratização em Moçambique, desde a aprovação da primeira Constituição multipartidária em 1990 até as últimas eleições gerais realizadas em 2014. Mais concretamente, mediante revisão bibliográfica e documental, se analisa criticamente o ambiente geopolítico nacional que caracterizou as eleições gerais de 1994, 1999, 2004, 2009 e 2014. O argumento central que serve de sustentação do nosso texto é que, embora periodicamente se realizem eleições no País, decorridos 29 anos após a promulgação da primeira Constituição multipartidária, há ainda muitos desafios por enfrentar no concernente à (re)construção de Estado de direito democrático.
Palavras-chave: Eleições, Democratização, Moçambique, oposição, partidos políticos.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Os autores/as cedem os direitos autorais dos artigos, resenhas e entrevistas publicados para a Contemporânea - Revista de Sociologia da UFSCar, a qual disponibiliza o conteúdo em suas versões impressa e online dentro de uma política de acesso livre ao conhecimento.
Reproduções dos textos em outras publicações podem ser pedidas formalmente ao Comitê Editorial.
Copyright Statement
The authors surrender their copyrights of the articles, book reviews and interviews published to Contemporânea – Revista de Sociologia da UFSCar, which makes available the content in its printed and online versions under a policy of free access to knowledge.
Reproductions of texts in other publications may be formally requested from the Editorial Committee.