Gestão da Diversidade, Identidade e Racialização: Duas Gerações de Profissionais Negros(as) no Mundo Empresarial / Diversity Management, Identity and Racialization: Two Black Professional Generations at the Corporative World
Resumo
Ao nos depararmos com o texto de Pedro Jaime encontramos um trabalho polifônico, que adotou a estratégia etnográfica de coletar narrativas de diversos sujeitos, imersos no mundo empresarial, associada a um exercício intelectual e teórico que faz uma síntese de grandes questões que dominam o campo das relações raciais e das ciências sociais.
O debate proposto por Jaime em “Executivos Negros” atualiza uma das questões mais clássicas do campo das relações raciais no Brasil que é: a inclusão e a integração do negro na sociedade brasileira. A novidade é que Jaime traz o debate por horizontes e vias ainda pouco exploradas, o campo empresarial e executivo.
O livro é desdobramento da tese de doutorado de Jaime que foi realizada na USP sob a orientação do professor Kabenguele Munanga que também assina o prefácio do livro. Logo no prefácio Munanga aponta para o objeto da discussão do livro de Jaime, “trata-se da questão racial no mundo empresarial brasileiro a partir da experiência da cidade de São Paulo, “capital” econômica do país” (Jaime 2016: 11).
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Os autores/as cedem os direitos autorais dos artigos, resenhas e entrevistas publicados para a Contemporânea - Revista de Sociologia da UFSCar, a qual disponibiliza o conteúdo em suas versões impressa e online dentro de uma política de acesso livre ao conhecimento.
Reproduções dos textos em outras publicações podem ser pedidas formalmente ao Comitê Editorial.
Copyright Statement
The authors surrender their copyrights of the articles, book reviews and interviews published to Contemporânea – Revista de Sociologia da UFSCar, which makes available the content in its printed and online versions under a policy of free access to knowledge.
Reproductions of texts in other publications may be formally requested from the Editorial Committee.