Em busca do novo proletariado periférico: trabalhadores dos serviços e a “nova morfologia do trabalho” / In search of the new peripheric proletariat: service workers and the “new morphology of labour”
Resumo
Trata-se de uma resenha sobre o mais recente livro do sociólogo marxista Ricardo Antunes, O privilégio da servidão: o novo proletariado de serviços na era digital. Nele o autor oferece aportes teóricos para a compreensão da natureza produtiva do trabalho nos serviços e as consequências analíticas que decorrem dessa afirmativa. Além disso, apresenta a grande transformação ocorrida na regulação do trabalho nas últimas décadas, todas em detrimento da proteção do trabalhador, seja em termos de sua constituição física e psíquica, seja em termos de seus direitos historicamente resguardados, bem como um feixe de avaliações de conjuntura das sucessivas crises políticas que levaram ao ocaso da experiência "conciliatória" do Partido dos Trabalhadores. Depois de apresentado o argumento do autor, faz-se uma crítica de método ao livro em seu conjunto.Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Os autores/as cedem os direitos autorais dos artigos, resenhas e entrevistas publicados para a Contemporânea - Revista de Sociologia da UFSCar, a qual disponibiliza o conteúdo em suas versões impressa e online dentro de uma política de acesso livre ao conhecimento.
Reproduções dos textos em outras publicações podem ser pedidas formalmente ao Comitê Editorial.
Copyright Statement
The authors surrender their copyrights of the articles, book reviews and interviews published to Contemporânea – Revista de Sociologia da UFSCar, which makes available the content in its printed and online versions under a policy of free access to knowledge.
Reproductions of texts in other publications may be formally requested from the Editorial Committee.