A terceirização do controle: uma análise sobre a fiscalização do comércio ambulante, entre trabalho e gênero / The outsourcing of control: an analysis of the street vending inspection through gender and work perspectives
Resumo
Este texto apresenta reflexões sobre a construção da fiscalização sobre o comércio ambulante, levando em conta o ponto de vista do trabalho dos funcionários terceirizados do poder público implicados diretamente na operacionalização do controle nas ruas de Belo Horizonte. Denominados genericamente como auxiliares de fiscalização, estes agentes realizam funções diversas de caráter operacional e subalterno, ainda que representem a base da rotinização deste tipo específico de controle social, sempre postos a interagir diretamente com os fiscalizados. Levando em conta que a fiscalização é uma construção social multi-dimensional, este estudo aposta em categorias emergentes da perspectiva cruzada entre trabalho e gênero, propiciadas, por sua vez, pela análise de trajetórias sociais destes sujeitos.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Os autores/as cedem os direitos autorais dos artigos, resenhas e entrevistas publicados para a Contemporânea - Revista de Sociologia da UFSCar, a qual disponibiliza o conteúdo em suas versões impressa e online dentro de uma política de acesso livre ao conhecimento.
Reproduções dos textos em outras publicações podem ser pedidas formalmente ao Comitê Editorial.
Copyright Statement
The authors surrender their copyrights of the articles, book reviews and interviews published to Contemporânea – Revista de Sociologia da UFSCar, which makes available the content in its printed and online versions under a policy of free access to knowledge.
Reproductions of texts in other publications may be formally requested from the Editorial Committee.