Uma mobilidade social localizada: a carreira biográfica de uma artesã do sertão mineiro / Situated mobility. The biographical careear of an artisan from Minas Gerais' hinterland
Resumo
Este artigo apresenta a carreira biográfica de uma artesã do sertão mineiro que se deu inicialmente com as artesãs do seu meio socio-familiar para posteriormente simbolizar a cultura regional. Sua formação, que extrapola a arte, não passa pelo ciclo de vida feminino convencionado na modernidade como os estudos formais, emprego e casamento, mas pelos acontecimentos contextualizados por seu tempo, como o intercâmbio com pessoas vindas de fora (Frei Nicolau e alunos do projeto Rondon) e a presidência do PT de sua cidade. A consequente projeção pública se deu no que chamamos de uma mobilidade social localizada.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Os autores/as cedem os direitos autorais dos artigos, resenhas e entrevistas publicados para a Contemporânea - Revista de Sociologia da UFSCar, a qual disponibiliza o conteúdo em suas versões impressa e online dentro de uma política de acesso livre ao conhecimento.
Reproduções dos textos em outras publicações podem ser pedidas formalmente ao Comitê Editorial.
Copyright Statement
The authors surrender their copyrights of the articles, book reviews and interviews published to Contemporânea – Revista de Sociologia da UFSCar, which makes available the content in its printed and online versions under a policy of free access to knowledge.
Reproductions of texts in other publications may be formally requested from the Editorial Committee.