O Rio de Janeiro segundo a crítica paulista: 50 anos em 5 relatos
Resumo
Por meio de entrevistas com cinco críticos paulistas de uma geração “romântica”, são discutidas as seguintes questões: como o Rio de Janeiro – “cidade capital” e ex-capital – foi (e ainda é) imaginado? Campos da crítica cinematográfica podem ser circunscritos ou designados como “carioca” ou “paulista”? Existe uma crítica paulista? Representações de determinada metrópole podem ser conservadas por cinematografias e/ou discursos de formadores de opinião? Dos relatos busca-se verificar relações sobre o eixo Rio-São Paulo, via cinema e recepção, ao longo de meio século. Concebe-se, assim, uma etnografia da crítica a envolver narrativas sobre processos da urbanidade carioca.Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Os autores/as cedem os direitos autorais dos artigos, resenhas e entrevistas publicados para a Contemporânea - Revista de Sociologia da UFSCar, a qual disponibiliza o conteúdo em suas versões impressa e online dentro de uma política de acesso livre ao conhecimento.
Reproduções dos textos em outras publicações podem ser pedidas formalmente ao Comitê Editorial.
Copyright Statement
The authors surrender their copyrights of the articles, book reviews and interviews published to Contemporânea – Revista de Sociologia da UFSCar, which makes available the content in its printed and online versions under a policy of free access to knowledge.
Reproductions of texts in other publications may be formally requested from the Editorial Committee.