O nascimento de uma produção sociológica: os estudos de Hiroshi Saito sobre a imigração japonesa no Brasil (1947-1953)
Resumo
O objetivo do artigo é abordar alguns estudos do sociólogo brasileiro e imigrante japonês Hiroshi Saito sobre a imigração japonesa no Brasil nos anos iniciais de sua carreira acadêmica. Focaremos a análise em sua produção acadêmica e jornalística publicada entre 1947 e 1953, onde ele explora aspectos da experiência dos imigrantes japoneses no país, como disputas geracionais, a associação secreta Shindô-Renmei e casos de suicídio, com o intuito de entender como se dava o processo de assimilação para eles. Percebe-se em seus trabalhos a influência da experiência como imigrante e do contato com as Ciências Sociais na Escola Livre de Sociologia e Política de São Paulo (ELSP).
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Os autores/as cedem os direitos autorais dos artigos, resenhas e entrevistas publicados para a Contemporânea - Revista de Sociologia da UFSCar, a qual disponibiliza o conteúdo em suas versões impressa e online dentro de uma política de acesso livre ao conhecimento.
Reproduções dos textos em outras publicações podem ser pedidas formalmente ao Comitê Editorial.
Copyright Statement
The authors surrender their copyrights of the articles, book reviews and interviews published to Contemporânea – Revista de Sociologia da UFSCar, which makes available the content in its printed and online versions under a policy of free access to knowledge.
Reproductions of texts in other publications may be formally requested from the Editorial Committee.