Hospitalidade e acolhimento na romaria de Nossa Senhora de Nazaré
Resumo
O Círio de Nazaré é considerado a maior festa religiosa do país, contando com a participação anual de mais de 10 milhões de pessoas. Dentre elas, destacam-se os romeiros, cujo fluxo - apesar de não contabilizado - aumenta a cada ano e origina-se das mais diversas partes do Brasil e do mundo. Uma das romarias mais conhecidas é a Romaria Nossa Senhora de Nazaré, popularmente conhecida como Romaria do Zé Bode. O presente artigo, fruto de uma pesquisa etnográfica, baseia-se no referido grupo e tem como objetivo analisar as figuras, os locais e as práticas de hospitalidade e acolhimento observados no trajeto feito pelo grupo, de Castanhal até Belém.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Os autores/as cedem os direitos autorais dos artigos, resenhas e entrevistas publicados para a Contemporânea - Revista de Sociologia da UFSCar, a qual disponibiliza o conteúdo em suas versões impressa e online dentro de uma política de acesso livre ao conhecimento.
Reproduções dos textos em outras publicações podem ser pedidas formalmente ao Comitê Editorial.
Copyright Statement
The authors surrender their copyrights of the articles, book reviews and interviews published to Contemporânea – Revista de Sociologia da UFSCar, which makes available the content in its printed and online versions under a policy of free access to knowledge.
Reproductions of texts in other publications may be formally requested from the Editorial Committee.