Política de habitação social e movimentos de moradia: participação, inclusão e novos repertórios de ação coletiva em Belo Horizonte / Social housing policy and housing movements: participation, inclusion and new repertoires of collective action in Belo Horizonte
Resumo
Com o foco delimitado na trajetória da política habitacional de Belo Horizonte e demarcando diferentes períodos no governo municipal entre 1993 e 2016, o artigo aborda padrões de interação Estado e sociedade civil. Identificam-se, de um lado, os padrões do governo nos diferentes contextos quanto à inclusividade política. De outro lado, examinam-se os repertórios de ação dos movimentos sociais de moradia e as mudanças ao longo do tempo, passando da participação institucionalizada nos anos 1990 para ocupações e formas de ação direta, principalmente a partir de 2009.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Os autores/as cedem os direitos autorais dos artigos, resenhas e entrevistas publicados para a Contemporânea - Revista de Sociologia da UFSCar, a qual disponibiliza o conteúdo em suas versões impressa e online dentro de uma política de acesso livre ao conhecimento.
Reproduções dos textos em outras publicações podem ser pedidas formalmente ao Comitê Editorial.
Copyright Statement
The authors surrender their copyrights of the articles, book reviews and interviews published to Contemporânea – Revista de Sociologia da UFSCar, which makes available the content in its printed and online versions under a policy of free access to knowledge.
Reproductions of texts in other publications may be formally requested from the Editorial Committee.