Capitalismo por projetos e crítica artística: incorporação, renovação e resistência no movimento Teatro de Grupo / Project capitalism and artistic criticism: incorporation, renewal and resistance in the Group Theater movement
Resumo
O presente artigo discute a capacidade de crítica e resistência da arte frente aos avanços da apropriação capitalista a partir do estudo do movimento Teatro de Grupo, que propõe o processo colaborativo como forma de organização do trabalho nas artes cênicas. Embora os grupos teatrais adotem estratégias diversas, observou-se que, por meio desse processo reemergem alguns princípios norteadores da prática artística, como autonomia, expressividade e colaboração. Argumenta-se que este espírito colaborativo detém um potencial de renovação da crítica artística, não percebido pela literatura predominante.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Os autores/as cedem os direitos autorais dos artigos, resenhas e entrevistas publicados para a Contemporânea - Revista de Sociologia da UFSCar, a qual disponibiliza o conteúdo em suas versões impressa e online dentro de uma política de acesso livre ao conhecimento.
Reproduções dos textos em outras publicações podem ser pedidas formalmente ao Comitê Editorial.
Copyright Statement
The authors surrender their copyrights of the articles, book reviews and interviews published to Contemporânea – Revista de Sociologia da UFSCar, which makes available the content in its printed and online versions under a policy of free access to knowledge.
Reproductions of texts in other publications may be formally requested from the Editorial Committee.