A política (institucional) é para poucos: campo político e profissionais da representação / Politics (institutional) are for a few: political field and professional politicians

Autores

  • Alison Ribeiro Centeno PUCRS

Resumo

Concatenando algumas das principais abordagens teóricas do campo político e da profissionalização política, conceitos primordiais no debate do modus operandi da democracia – assentado em instituições políticas formadas por lideranças escolhidas pelo voto, aprofunda-se a discussão da dicotomia entre representantes e representados, com o princípio de universalização do processo decisório, que tende a se traduzir na formação de agremiações tanto quanto elitizadas, mostrando a política como um meio social composto e regido por uma hierarquia política pouco maleável.

Biografia do Autor

Alison Ribeiro Centeno, PUCRS

Doutorando em Ciências Sociais (2019-2023) – Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul. Possui graduação em Ciências Econômicas (2011-2015) e Mestrado em Ciências Sociais (2016-2018), também pela PUCRS. Estágio na Fundação de Economia e Estatística (FEE) como bolsista de Iniciação Científica da FAPERGS (2013-2015), trabalhando com análise de indicadores; durante a pós-graduação, bolsista da CAPES (2016-2018), desenvolvendo estudos na área de recrutamento de elites políticas, com artigos publicados sobre eleições e teoria política. Atualmente, revisor de periódicos na área de Ciência Política, na qual tem experiência de pesquisa com ênfase em carreiras políticas, eleições majoritárias e Senado Federal. E-mail: alison.centeno@edu.pucrs.br. Contato: (51) 998623532.

Downloads

Publicado

2021-04-11