Da sociedade do agronegócio à cosmologia Agro: subjetivação e conquista de novos territórios
From agribusiness society to Agro cosmology: subjectivation and conquest of new territories
Resumo
2010 marca uma inflexão nas estratégias da elite que habita a chamada "sociedade do agronegócio", dando início a um investimento midiático de valorização de sua imagem. Agora, junto à expansão geográfica, política, econômica que a caracteriza soma-se a tentativa de fixar a categoria Agro como sinônimo de brasilidade. Ao por em ação uma agressiva máquina de propaganda, a fabricação de sentidos traz consigo uma orientação colonizadora, com a sociedade do agronegócio avançando sobre a sociedade mais ampla ao incorporar signos e espaços de produção de subjetividades. O texto analisa o caráter ilimitado do apelo inclusivo contido no emblema Agro a partir de quatro campanhas publicitárias focadas em promovê-loDownloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Os autores/as cedem os direitos autorais dos artigos, resenhas e entrevistas publicados para a Contemporânea - Revista de Sociologia da UFSCar, a qual disponibiliza o conteúdo em suas versões impressa e online dentro de uma política de acesso livre ao conhecimento.
Reproduções dos textos em outras publicações podem ser pedidas formalmente ao Comitê Editorial.
Copyright Statement
The authors surrender their copyrights of the articles, book reviews and interviews published to Contemporânea – Revista de Sociologia da UFSCar, which makes available the content in its printed and online versions under a policy of free access to knowledge.
Reproductions of texts in other publications may be formally requested from the Editorial Committee.