Internacionalização das ciências sociais
a sociologia paulista e o Projeto Tensões da UNESCO
Resumo
Este artigo examina um dos projetos centrais conduzidos entre 1947 e 1955 pelo Departamento de Ciências Sociais da Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura (UNESCO), denominado “Projeto Tensões”. A partir de pesquisa documental, caracterizo-o com o intuito de revelar o seu intercâmbio com o campo acadêmico da sociologia paulista. Procuro demonstrar que o interesse da UNESCO nas tensões sociais foi apresentado, no plano internacional, enquanto um terreno comum para viabilizar uma proposta de universalismo científico. Por meio desse projeto, seus formuladores almejaram introduzir certo modus operandi em pesquisas científicas. Especificamente, essa tentativa ganhou expressão em estudos da psicanalista Virgínia Leone Bicudo e do sociólogo Hiroshi Saito.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Os autores/as cedem os direitos autorais dos artigos, resenhas e entrevistas publicados para a Contemporânea - Revista de Sociologia da UFSCar, a qual disponibiliza o conteúdo em suas versões impressa e online dentro de uma política de acesso livre ao conhecimento.
Reproduções dos textos em outras publicações podem ser pedidas formalmente ao Comitê Editorial.
Copyright Statement
The authors surrender their copyrights of the articles, book reviews and interviews published to Contemporânea – Revista de Sociologia da UFSCar, which makes available the content in its printed and online versions under a policy of free access to knowledge.
Reproductions of texts in other publications may be formally requested from the Editorial Committee.