Empreendedorismo, neoliberalismo e pandemia. O desmascaramento de uma ideologia
Entrepreneurship, neoliberalism, and pandemic. The unmasking of an ideology
Resumo
Este texto tem como objetivo discutir o empreendedorismo enquanto uma manifestação ideológica do capitalismo, que se torna muito mais extremada na atualidade, com o acirramento do neoliberalismo. Partindo do princípio de que o empreendedorismo está no centro da racionalidade neoliberal, o texto tem como hipótese a ideia de que ele possui ao mesmo tempo um caráter ideológico e celebrativo, que se combinam e se complementam e aborda as manifestações do fenômeno no Brasil contemporâneo, a transfiguração promovida pela ideologia do velho trabalho por conta própria, bem como seu desmascaramento no contexto da atual crise do coronavírus.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Os autores/as cedem os direitos autorais dos artigos, resenhas e entrevistas publicados para a Contemporânea - Revista de Sociologia da UFSCar, a qual disponibiliza o conteúdo em suas versões impressa e online dentro de uma política de acesso livre ao conhecimento.
Reproduções dos textos em outras publicações podem ser pedidas formalmente ao Comitê Editorial.
Copyright Statement
The authors surrender their copyrights of the articles, book reviews and interviews published to Contemporânea – Revista de Sociologia da UFSCar, which makes available the content in its printed and online versions under a policy of free access to knowledge.
Reproductions of texts in other publications may be formally requested from the Editorial Committee.