Empreendedorismo, neoliberalismo e pandemia. O desmascaramento de uma ideologia

Entrepreneurship, neoliberalism, and pandemic. The unmasking of an ideology

Autores/as

Resumen

Este texto tem como objetivo discutir o empreendedorismo enquanto uma manifestação ideológica do capitalismo, que se torna muito mais extremada na atualidade, com o acirramento do neoliberalismo. Partindo do princípio de que o empreendedorismo está no centro da racionalidade neoliberal, o texto tem como hipótese a ideia de que ele possui ao mesmo tempo um caráter ideológico e celebrativo, que se combinam e se complementam e aborda as manifestações do fenômeno no Brasil contemporâneo, a transfiguração promovida pela ideologia do velho trabalho por conta própria, bem como seu desmascaramento no contexto da atual crise do coronavírus.

Biografía del autor/a

Raquel Lindôso, Universidade Estadual de Campinas (Unicamp)

 socióloga do trabalho e do gênero, com pesquisas nos temas: Trabalho, Divisão Sexual do Trabalho, Trabalho Domiciliar, Relações Sociais de Sexo/Gênero, Teoria Feminista, Precariedade, Informalidade e Empreendedorismo. Realiza doutoranda em Ciências Sociais (IFCH/UNICAMP), sou mestra em Serviço Social (UFPE) na área de concentração em Serviço Social, Trabalho e Questão Social, especialista em Gênero, Desenvolvimento e Política Pública (UFPE/Fundaj) e graduada em Ciências Econômicas. 

Márcia Leite, Universidade Estadual de Campinas (Unicamp)

Professora titular aposentada da Faculdade de Educação da Unicamp. Continua atuando como professora do Programa de Pós-graduação em Educação e do Doutorado em Ciências Sociais, do Instituto de Filosofia e Ciências Humanas (IFCH), da Unicamp. É pesquisadora 1A do CNPq e autora de vários livros, artigos e textos sobre mercado de trabalho, divisão sexual do trabalho, relações e regulação do trabalho, terceirização e novas formas de gestão do trabalho, entre outros temas atuais da sociologia do trabalho.

Publicado

2022-05-27