Acesso à água para consumo humano no semiárido brasileiro
o programa Um Milhão de Cisternas e suas implicações sociais
Resumo
Neste artigo, buscou-se construir um panorama da implementação do programa de cisternas no semiárido brasileiro, com o propósito de compreender os limites e as potencialidades dos mecanismos de aprendizagem coletiva dele resultantes. A relação entre Estado e sociedade civil estabelecidas nesse processo constituiu o pano de fundo da análise que se fundamentou em categorias oriundas das abordagens decolonial e seniana. Verificou-se que o desmantelamento do Programa de cisternas cerceou as possibilidades de agência em construção e privou centenas de agricultores familiares do acesso à água.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Os autores/as cedem os direitos autorais dos artigos, resenhas e entrevistas publicados para a Contemporânea - Revista de Sociologia da UFSCar, a qual disponibiliza o conteúdo em suas versões impressa e online dentro de uma política de acesso livre ao conhecimento.
Reproduções dos textos em outras publicações podem ser pedidas formalmente ao Comitê Editorial.
Copyright Statement
The authors surrender their copyrights of the articles, book reviews and interviews published to Contemporânea – Revista de Sociologia da UFSCar, which makes available the content in its printed and online versions under a policy of free access to knowledge.
Reproductions of texts in other publications may be formally requested from the Editorial Committee.